Saiba Como Tratar a Artrite

A artrite, ou artrose, é uma doença crônica incurável, mas há tratamentos para que as dores amenizem. Deformidades são comuns, principalmente nas mãos e nos pés, deste modo o paciente é levado para uma fisioterapia, exercícios e medicamentos regrados. Em casos não tão graves, a cirurgia é um possível procedimento.

Essa doença não atinge apenas pessoas da terceira idade. Ele pode ser consequência do excesso de peso, má alimentação, desgaste natural da articulação ou alguma alteração no sistema imune de indivíduos com pré-disposição genética para isso. Não é aconselhável que faça um tratamento sem o auxilio do médico, feito por pesquisas caseiras. Assim que houver sintomas, vá direto ao médico especialista, lá ele irá fazer exames e diagnosticará o real problema. Os exames são importantes para que problemas futuros não durem. Mas não há apenas um tipo de artrite, há algumas outras.

 

Tipos de Artrites:

  • Artrite reumatoide;
  • Artrite séptica;
  • Artrite psoriática;
  • Artrite gotosa (gota) ou artrite reativa.

Pode ser muito doloroso viver diariamente com essa doença, ainda mais quando é possível causar deficiência no corpo, por exemplo, a mão. A dor é algo que vem junto com esse problema, então atividades simples do dia-a-dia podem ser comprometidas.

A alimentação saudável é imprescindível, deste modo, prolongando mais a vida e sem riscos de maiores doenças. Tente evitar proteínas e beba muita água, pois se hidratar diminui vários riscos contra a saúde. Como é uma doença que não tem cura, o que pode ser feito é o tratamento para amenizar os sintomas e as dores corpóreas. Também pode ser usado medicamentos, como anti-inflamatórios, imunossupressores, receitados pelo médico reumatologista, e à fisioterapia.

 

Está à procura de plano de saúde? Faça simulação aqui.

O maior sintoma da Artrite são as dores intensas no corpo. O paciente que sofre com essas dores precisa marcar uma consulta com o ortopedista para uma avaliação completa e ser diagnosticado para começar logo o tratamento. Dependendo da temperatura do ar, dores constantes podem piorar conforme a mudança de clima. Sendo um dia chuvoso ou dia frio, as dores podem se tornar piores.

  • Dores e rigidez nas juntas dos dedos é um sintoma de que pode haver artrite;
  • Fator reumatoide para saber se é artrite reumatóide;
  • Punção do líquido sinovial da articulação afetada para saber se é artrite séptica;
  • Avaliação dos olhos pelo oftalmologista para saber se é artrite juvenil.

Como saber se é mesmo artrite?

Dores locais: mãos ou nas articulações

Tipos de dor: Aguda ou intermitente

Dores circunstanciais: Ao sentar

Nas articulações: Inchaço, rigidez ou sensibilidade

Nas mãos: Inchaço no dedo ou saliência óssea nos dedos das mãos ou dos pés

Também é comum: Deformidade física, diminuição da amplitude de movimento ou vermelhidão

Portanto, caso os sintomas apareçam, consulte o médico o mais rápido possível. Caso o diagnóstico dê positivo, o tratamento irá ser inicializado para amenizar as dores o mais rápido possível. É necessário exercícios físicos e mudar a alimentação para viver melhor. Mas sempre vivendo com cuidado.

Compartilhar

Comente usando sua conta do Facebook

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *