Saiba O que é Pneumonia

Saiba O que é Pneumonia

 

Todos precisam tomar cuidado todo dia, pois somos expostos a doenças que são prejudiciais não só a saúde, mas pode acabar com nossas vidas se não for tratada direito. E uma dessas doenças que são bem sérias, é a pneumonia. Essa doença tão comum, que atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano, só no Brasil, pode ser grave se não for tratada direito. É possível que se trate em casa, mas o quadro dela precisa ser bem simples, e o médico tem que dar o parecer antes de tudo.

 

O ar penetra as fossas nasais que são recobertas por cílios, cuja finalidade é reter as partículas mais espessas de poeira.

A pneumonia pode acometer a região dos alvéolos pulmonares e, também, os interstícios, prejudicando muito a respiração. O quadro é agravativo quando se tratamos de idosos e crianças, uma vez que a baixa imunidade se instala, são mais propensos a contrair o vírus que causa a pneumonia.

 

CLIQUE AQUI E SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.

 

 

Porque a pneumonia acontece?

Essa doença é provocada pela penetração de um agente infeccioso, onde ocorre a troca gasosa e que deve estar sempre muito limpo, sem nada que impeça o contato do ar com o sangue.

Causas:

A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, substâncias inorgânicas e por reações alérgicas. A forma mais comum é chamada de pneumonia da comunidade, uma infecção provocada por bactérias e contra a qual existe tratamento específico com antibióticos.

Sintomas:

  • Febre alta;
  • Falta de ar;

Dor no tórax;

  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;
  • Expectoração amarelada;
  • Estado de cansaço e fraqueza constante.

Existe vários outros meios da pneumonia atacar, e um deles é o fumo. Todos que tem o costume de fumar corre risco maior de ter a doença, porque o fumo causa uma reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões.

A doença silenciosa:

Médicos dizem que existe um tipo de pneumonia silenciosa denominada de assintomática. Mesmo com alguns poucos exames, pode ser confundido com qualquer outra doença e passar despercebido, mesmo já estando no organismo.

Às vezes, os profissionais têm a dificuldade em diferenciar um caso bacteriano de um viral, então eles optam por começar o tratamento com antibióticos eficazes.

Tratamento da pneumonia:

Medicamentos:

Antibiótico – Mata bactérias ou interrompe o desenvolvimento delas.

Penicilina – Mata bactérias específicas ou interrompe o desenvolvimento delas.

Cuidados médicos:

Oxigeno terapia – Fornecimento de oxigênio extra para os pulmões de pessoas com problemas respiratórios.

Especialistas:

Pneumologista – Trata doenças do trato respiratório.

Clínico geral – Previne, diagnostica e trata doenças.

Portanto, é necessário tomar o maior cuidado possível com essa doença, pois é algo que pode matar se não for tratado a tempo. É possível se tratar em casa, mas a doença não pode estar em um quadro muito expansivo, contaminando o pulmão inteiro com o vírus bactericida ou outros tipos de vírus.

Saiba também sobre sintomas que Parecem Inocentes e sobre a doença silenciosa.

 

Compartilhar

Comente usando sua conta do Facebook

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *